top of page

DNA e a ciência forense

Atualizado: 5 de abr. de 2021


As modernas técnicas da Biologia Molecular tornaram possível elucidar crimes a partir de exames de DNA. A análise de vestígios biológicos permite identificar com precisão a identidade de uma pessoa ou mesmo se um indivíduo esteve em determinado local de crime - IPOG blog


Alec Jeffreys é um geneticista britânico, ele desenvolveu técnicas de impressão de DNA e perfil de DNA muito usadas em ciências forenses no trabalho policial, podendo ser útil também em casos envolvendo paternidade e questões imigratórias.


Mesmo as sequências de DNA serem em sua maioria comum a todos os seres humanos, a impressão genética utiliza trechos que, além de se repetirem continuamente, variam em cada indivíduo, sendo assim possível individualizar as pessoas (com exceção à gêmeos idênticos). Esses trechos se chamam STR (Repetições curtas consecutivas )


O perfil de DNA também é conhecido como análise em microssatélite.


Técnica de DNA fingerprinting


Nela extraímos o DNA da vítima ou do potencial suspeito, podendo coletar amostras de várias formas (através do sangue, sêmen, etc). Após o processo conhecido como RFLP, analisa-se o perfil por eletroforese, um lado negativo era a necessidade de uma quantidade significativa de DNA, quantidade difícil de se extrair dependendo do caso, porém com a PCR a quantidade de amostra necessária diminuiu consideravelmente, sendo uma grande evolução para essa técnica investigativa.


“No ano seguinte, a impressão digital de DNA foi usada para resolver o primeiro caso de imigração, o primeiro caso de paternidade e a primeira identificação de gêmeos idênticos.”


“Em 1986, ..., a primeira investigação criminal a usar evidências de impressões digitais de DNA foi concluída com sucesso.”


“... etapa importante em 1995 de configurar o banco de dados de DNA, onde as informações podem ser armazenadas e verificadas entre os casos.”


“O primeiro uso em que o professor Jeffreys estava trabalhando foi um caso de imigração em que a mãe estava tentando provar que a pessoa que ela trouxe para o país era seu filho e as autoridades não acreditaram nela.


Site: https://www.leicestermercury.co.uk/news/leicester-news/how-dna-helped-convict-child-5208159


Teste de paternidade:



A partir do perfil da criança e dos supostos pais (ou mães em caso de troca de bebês)gerados a partir da técnica de eletroforese, compara-se os perfis, visto que a criança tem características iguais da mãe e do pai em certa porcentagem.


Curiosidades


Como falamos sobre testes de paternidade, vale a pena comentar que para além de apenas descobrir a paternidade do feto, com estudos que detectaram a presença de DNA do feto no plasma sanguíneo da mãe, hoje é possível realizar novos exames pré-natais, a fim de investigar anomalias cromossômicas e/ou patologias, tanto maternas, quanto fetais. Existem dois métodos para esse exame, um invasivo e um não invasivo, a partir deles podemos identificar anormalidades cromossômicas como síndrome de Turner, síndrome de Down, entre outros, assim como é possível ter informações sobre o sexo e Rh do feto.



Mas, onde vemos essas técnicas?



Para a realização do trabalho, é preciso recolher informações da vida dos desparecidos, limpar as ossadas, analisar características específicas dos esqueletos e, por fim, realizar possíveis testes de DNA.

Site: https://www.hypeness.com.br/2020/04/ciencia-forense-vai-ajudar-na-identificacao-de-mortos-na-ditadura-militar/

Os avanços científicos ajudaram a descobrir as convicções errôneas de Talley e a libertá-lo da prisão. A nova tecnologia de DNA - não disponível em 1981, quando Talley foi condenado - provou que Talley não cometeu nenhuma das violentas agressões sexuais em 2009 e forneceu o fio condutor pelo qual todos os outros casos se desfizeram.

Site: https://www.11alive.com/article/news/crime/trials/man-exonerated-for-1981-wrongful-convictions-released-from-prison/85-6c4f5484-e893-41eb-ba88-f25bc8e5a557


Site: https://epocanegocios.globo.com/Vida/noticia/2020/02/teste-de-dna-que-permite-saber-quem-sao-seus-ancestrais-ja-e-encontrado-por-menos-de-r-200.html




bottom of page